- Área: 218 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Kyungsub Shin
Descrição enviada pela equipe de projeto. No contexto da sociedade em constante mudança que vivemos, manter-se em um 'imaginário do consistente' parece ser um esforço difícil de acompanhar nosso dia a dia, e nossas vidas parecem se tornar uma série de breves momentos. E quanto aos momentos de voltar pra casa após o trabalho? Não se tem uma experiência agradável de caminhar por uma viela em direção à casa. Ao invés disso, chegar em um estacionamento, sair de seu carro, pegar um elevador, abrir a porta para entrar em casa se tornou uma série de breves momentos que não mais deixam memórias significativas.
Este projeto é uma segunda residência para um casal de idosos que planejam voltar à Coreia após anos morando no exterior. O terreno está aos pés do Monte Toema, em Ganghwa-gun, Incheon, a uma hora de Seul. Uma grande cadeia de montanhas abraça o entorno ao longe e aliada a um grande reservatório de água das proximidades cria uma harmonia que jamais poderia ser sentida no centro da capital coreana.
Queríamos oferecer ao casal - que já teve uma vida agitada, como uma série de breves momentos - uma residência rural que é confortável mas não entendiante. Uma das principais preocupações deste projeto era a transformação dos já mencionados breves momentos em um espaço repleto de abundância de 'imaginários consistentes'.
O terreno se abre para as montanhas ao sul e o grande reservatório ao norte, com aproximadamente 86 m x 25 m que margeiam uma floresta e a rua adjacente. Considerando esta como uma segunda residência, foi desenhada para proteger a privacidade, para a eventual ausência dos moradores ser discreta. Além disto, como a casa é para um casal idoso, a estrutura espacial foi simplificada, evitando escadas ou partes elevadas.
Quanto ao layout do edifício, está localizado no centro de um terreno estreito, cujas extremidades possuem diferentes tipos de jardins. No sul está um jardim produtivo para o cultivo de horta e pomar, além de um bangalô que pode ser utilizado como extensão da sala de estar e cozinha. Ao norte, tentamos manter o formato natural do terreno o máximo possível; foi vegetado com árvores de maior porte, criando um jardim contemplativo com vistas em direção ao grande lago ao longe.
O edifício térreo é estruturado enquanto quatro volumes que se estendem na direção norte-sul e dividido em camadas horizontais no sentido leste-oeste. Embora visto como uma fachada opaca a partir da rua, ao entrar no edifício, encontramos interiores amplos através da longa circulação que parece penetrar as quatro camadas de espaços e se estende na direção leste-oeste.
Cada camada difere em espessura e comprimento dependendo de seu caráter, contendo a entrada principal e quarto de hóspedes; cozinha e sala de jantar; sala de estar; escritório e quarto principal. Além disto, a superfície de cada camada possui diferentes asperezas, desde acabamento de caráter mais liso à camadas mais ásperas da pedra natural, intensificando a profundidade perceptiva através da disposição dos espaços em camadas.
Se caminhamos passo a passo no corredor passando por cada camada, nos deparamos com um grande espaço que está aberto para o eixo sul-norte. Programas mistos em cada camada são naturalmente separados pelo corredor que os atravessa, mas ao mesmo tempo são conectados visual e fisicamente para amplificar a abertura dos espaços. Além disto, pequenos jardins são criados pelas camadas que contém características diversas, proporcionando impressões mais diversas para cada espaço designado.
A sequência de passar pela circulação e atingir o espaço mais profundo e mais confortável pode transformar breves momentos em um imaginário consistente, maximizando o relaxamento dos clientes. Este processo parece se assemelhar com a vida que os clientes querem ao retornar à casa e viver uma vida confortável e tranquila, após êxitos e fracassos em um lugar remoto. As paredes em camadas de acabamento em pedra amarela, em concordância com a cor do solo local, se misturam com a paisagem com a camada distante de montanhas, criando harmonia com a natureza do entorno.